Caso você possua um exemplar de Fiat Punto T-Jet, Bravo T-Jet ou Linea T-Jet, algumas dicas de performance que os usuários andam fazendo pelo nosso Brasil. #FiatVoltaTJet
T-Jet Melhorando o Fluxo de Ar:
- Filtro Esportivo HRE, K&N
- Filtro Imbox
- Intake em inox ou a partir do OEM
- Refletor de Calor
Primeiro upgrade que os proprietários de T-Jet geralmente seria a instalação de um Filtro Esportivo cônico ou imbox, para aumentar o fluxo de ar. Onde após a instalação, o motor respira melhor, o ruido aumenta e ocorre o ganho de resposta do motor. A Performance não é algo muito perceptível, onde testamos um T-Jet OEM com o filtro K&N de duplo fluxo e o ganho foi de 4 cavalos. Uma mudança necessária para que o motor aspire ar com mais liberdade. O adaptador serve para que encaixe no bocal OEM e no filtro esportivo. Usa-se o defletor de calor para não aspirar o ar quente diretamente do motor. Alguns entusiastas usam o difusor de ar no para-choque dianteiro para aspirar o ar mais frio, fazem a retirada e logo em seguida furam direcionando através de um cano o ar gelado diretamente para o filtro.
T-Jet no Alcool:
- Bicos Bosch Green Giant 42 Lbs
- Bicos Deka Siemens 60 Lbs
- Reservatório Gasolina – Partida Frio
- Remapear – OverSpeed
Crédito para Punto T-Jet – Guilherme Vaz
Para o T-Jet ter seu motor convertido para alcool, é necessário uma adaptação da flauta de injeção para colocação dos bicos Green Giant. Logo após a instalação, para o perfeito funcionamento, é necessário remapear a injeção. Geralmente com o fluxo maior e o melhor desempenho fornecido pelo Alcool, ocorre o ganho de cavalaria e os proprietários já fazem com a maldade no coração mapas agressivos que vem bastante potência ganho possível de 25 a 50 cavalos, dependendo do pedido com a turbina IHI OEM e os famosos Back Fires são obtidos.
T-Jet Swap Turbina:
Lembrando que qualquer turbina seria adaptável ao carro, mas vamos falar sobre as mais utilizadas.
- Garret GT1446 (Abarth) 250 Cavalos
- Master Power (Copa Linea) .42 .49
Para a turbina da Garret GT1446 e a Master Power (Copa Linea), são plug and play, efetuando apenas a colocação de um DownPipe, usa-se o coletor OEM. Para efetuar o swap para as Master Power, é necessário fazer a flange para adaptar ela no coletor e geralmente quando se faz a troca é efetuado a colocação de um coletor de alumínio já para a turbina nova.
T-Jet Escape e DownPipe:
- DownPipe
- Escapamento Redimensionado
O DownPipe seria a substituição do catalizador, que fica após a saída da parte quente da Turbina, por um “cano quase reto” com vazão liberada, facilitando e aumentando o fluxo de saída de ar do motor. Lembrando que é necessário a colocação da sonda lambda, para que no painel do carro não apareça erro de leitura de fluxo de ar.
O escapamento vai depender do proprietário e do projeto. Onde sem catalisadores mais rápido o ar é expulso do motor, fazendo com que o motor trabalhe de forma mais livre. Lembrando que quanto maior o diâmetro, maior o som, recomendamos 2.5 a 3 dependendo do projeto. O material vai depender do gosto e da disponibilidade financeira, pois é possível a confecção em aço carbono ou inox (recomendado 304).
T-Jet Upgrade de Freios
- Discos Vendilados
- Pastilhas Especiais
Quando o motor é modificado,oferecendo maior potência, quase sempre a segurança é esquecida, pois quanto maior velocidade maior a frenagem, então discos e pastilhas são recomendados para instalação. Os discos para uma ventilação maior, seria necessário os frisados, para que tenham um maior desempenho e pouco aquecimento do conjunto. As pastilhas para competição também são necessárias, ajudando na frenagem.
T-Jet Upgrade Amortecedor e Molas:
- Amortecedor Nitrogênio ou Preparado
- Molas Esportivas (Eibach, H&R, RedCoil)
Quando se fala de performance isso não combina muito com o carro alto, certo? Então recomendamos um trabalho na parte de amortecedores e molas. Colocando um amortecedor preparado e mais rígido para dar uma estabilidade maior em curvas e nas saídas e para melhorar a arrancada, pois os proprietários conhecem bem o tanto que a falta de tração na arrancada prejudica os pneus e principalmente no tempo de reação do carro. Lembrando que mola ou amortecedor não adianta o proprietário afirmar que o carro é confortável, não bate, não pega em lugar nenhum, isso é mentira, o carro realmente fica mais duro e menos confortável, porém necessário para obter uma melhor aerodinâmica e estabilidade.
T-Jet Upgrade Pneus e Rodas:
- Rodas (Forjadas Tala 7 ou superior)
- Pneu (Michelin, Continental, Pirelli, Toyo…)
Após todas modificações, geralmente é efetuado a troca da roda e do pneu, lembrando que, segurança em primeiro lugar, não adianta possuir uma O.Z, BBS, Rays… e um pneu de procedência duvidosa, então um kit harmônico seria o ideal, casando rodas e pneus de boa qualidade. Rodas e pneus são importantes, sempre checar os selos de inmetro. Geralmente rodas de boa qualidade são ofertadas a preços exorbitantes, então se for uma rodinha de dois mil reais “porosinha” réplica daquela roda linda que você iria pagar dez mil reais, prefira a forja da OEM pois as ligas são geralmente feitas para aguentarem bastante potência. Existem muitas marcas nacionais que são de boas qualidade e que estão a anos no mercado, fabricando e dando garantia do seu produto, então prefira uma roda que possua um “know-how” vasto.
Possuindo a roda definida, partimos para o mais importante que seria o pneu. Prefira pneus com um grip de boa qualidade e que não sejam remoldados ou ressolados. Pneus remoldados e ressolados são ruins? Não. E por que não usar no carro? Pois o carro não é mais um OEM e sim um OEM+, onde ocorreram muitas modificações que influenciaram principalmente no comportamento do carro, então um pneu novo e com bastante qualidade é necessário para finalizar o projeto.
Lembrando que cada usuário tem suas prioridades e suas preferências, então respeitamos a tudo e a todos, no texto mostramos algumas maneiras e opções do que pode ser feito para que o carro ganhe performance. Em caso de dúvidas, envia um comentário que vamos na medida do possível responder.
no texto mostramos algumas maneiras e opções do que pode ser feito para que o carro ganhe performance.
Tirá Dúvidas com T-Jet Swap:
Queremos deixar nosso agradecimento ao T-Jet Swap (André) por ceder os vídeos e segue abaixo os links das redes sociais. Sigam, se inscrevam e compartilhem.
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Queremos deixar nosso agradecimento a Caldeira Performance (Alexandre) por ceder as imagens.
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Fotos e agradecimentos:
Gostaria de saber com relação a bomba de combustivel para usar etanol no punto 2014.
Alvaro!
Boa tarde
Desculpe pela demora na resposta. A bomba de combustível é a mesma, não tem necessidade de ser modificada. Apenas os bicos necessita de serem trocados.
Grato.
Equipe Racing Club
Alvaro,
Boa noite,
A bomba não muda, apenas a reprogramação da injeção e os bicos tem que ser trocados.
Grande Abraço.
Equipe Racing Club
Bom dia ilustres,gostaria de saber se tem um tutorial para a troca dos bicos Green giants?